O Morita X800 é considerado o melhor tomógrafo de alta resolução da atualidade, é uma unidade de raios X multifuncional recentemente reprojetada, com recursos práticos, exclusivos e refinados. Por possuir menor radiação secundária, escala de cinza mais ampla, menor ruído na imagem, permite uma diminuição nos artefatos.
Proveniente dessas vantagens permite um diagnóstico mais preciso principalmente voltado para a especialidade de Endodontia, no qual é possível uma melhor visualização da anatomia interna dos dentes, relação das estruturas dentárias com tratamento endodôntico e núcleo metálico.
Para ilustrar a presença reduzida de artefatos metálicos em uma aquisição realizada pelo Morita X800, descreveremos o caso de uma buscativa de fratura no dente 12, com tratamento endodôntico e reabilitação protética na presença de núcleo metálico. Como se pode visualizar nos cortes MPR (imagem 1) a presença de linha de fratura obliquamente ao núcleo metálico, é indicado pala seta amarela e a siglas LNTFd 12. Nessa imagem podemos visualizar a reabsorção da tábua óssea vestibular.
Imagem 1 – Cortes MPR do dente 12
Imagem 2 – Cortes oblíquos 1:1
Na imagem 2, observa-se o dente 12 em cortes oblíquos e a sua relação com a linha de fratura e o osso alveolar. Nota-se a reduzida presença de artefatos metálicos devido a presença de materiais hiperdensos. Portanto, as imagens adquiridas pelo aparelho X 800 permitem uma maior nitidez e uma maior riqueza de detalhes da região de interesse.
Dose de Sabedoria por: Dra Ana Luiza Riul, Dr. Luis Fernando Jardim e Dra. Patrícia Jardim
Siga nossas REDES SOCIAIS