A Radiografia Panorâmica é amplamente utilizada na Odontopediatria, especialidade que cuida da prevenção e desenvolvimento bucal das crianças, desde a primeira infância.
Através da Radiografia Panorâmica, o dentista pode fazer as seguintes análises:
– Avaliação da posição e do estágio de desenvolvimento intra-ósseo dos germes dos dentes permanentes e a relação com os dentes decíduos;
-Permite a identificação dos desvios no padrão normal de erupção;
– Diagnosticar a presença de dentes extranumerários ou de agenesia;
– Possível presença de lesão cística que pode ocorrer durante o processo formação / erupção;
– Avaliar casos de mal oclusão tem sua origem na época de dentadura mista e a intervenção ortodôntica nessa fase aumentam as possibilidades de se direcionar o crescimento e de se guiar a oclusão, eliminando ou diminuindo a severidade dos problemas ortodônticos no futuro.
Desta forma, a visualização dos fatores etiológicos locais das maloclusões na radiografia panorâmica auxilia o clínico geral, a odontopediatra e o ortodontista a obter um diagnóstico precoce para o planejamento de procedimentos ortodônticos preventivos, com o objetivo de manter a integridade da arcada dentária e o bom desenvolvimento da oclusão.
Imagem 1 – Radiografia panorâmica que visualiza a relação dos germes dentários com
os dentes decíduos. Outro aspecto que pode ser analisado é o eixo de erupção dos dentes permamentes. Informações que contribuem com o exame clínico e planejamento.
VEJA O POST ANTERIOR!
Siga nossas REDES SOCIAIS