A radiografia panorâmica se caracteriza pela possibilidade da visão global de todos os elementos dentários da maxila e mandíbula, assim como de seus constituintes ósseos.
Essa técnica radiográfica que se realiza fora da cavidade bucal, e por isso, é a mais aceita por todos os grupos de crianças, a radiografia panorâmica também apresenta inúmeras vantagens quando comparadas ao exame radiográfico intrabucal periapical, entre elas a possibilidade do exame dos arcos dentários em apenas uma única tomada radiográfica, a facilidade da execução da técnica e a baixa dose de radiação recebida pelo paciente. Entretanto, a radiografia panorâmica não substitui as técnicas radiográficas convencionais, uma vez que se apresenta com menor grau de detalhamento da imagem radiográfica.
A radiografia panorâmica permite examinar a parte média-inferior da face, em norma frontal e o uso rotineiro desta técnica radiográfica, por apresentar imagem extensa, revela um grande número de elementos, os quais muitas vezes não são detectados em radiografias periapicais. Por meio da imagem panorâmica pode visualizar os grupos de dentes de ambas as dentições, em ambas os arcos, ao mesmo tempo em que pode se observar as cavidades nasais, articulações temporomandibulares, osso mandibular e maxilar, identificar certas lesões, verificar o posicionamento intraósseo e o estágio de desenvolvimento dos germes dentários permanentes, calcular o estágio de reabsorção radicular dos dentes decíduos e avaliar a relação entre o dente decíduo e o permanente correspondente (imagem 1).
Assim, a radiografia panorâmica na fase da dentadura mista fornece um meio para visualizar o desenvolvimento dos dentes e evidenciar as possíveis anomalias dentárias.
VEJA O POST ANTERIOR: Tomografia computadorizada x radiografia panorâmica na avaliação pré-cirúrgica em implantodontia
Siga nossas REDES SOCIAIS