Dens in dente

O termo dens in dente, também denominado dens invaginatus, é utilizado para definir um defeito na formação dentária resultante da invaginação dos tecidos coronários antes da calcificação tecidual. No aspecto radiográfico, o esmalte aparece bem delineado dando a impressão de “um pequeno dente dentro de outro”.

dens in dente pode ser classificado em três grupos: tipo I, onde a invaginação do esmalte está circunscrita à área da coroa dental; tipo II, no qual a invaginação do esmalte ultrapassa a junção amelocementária, estendendo-se até a raiz e terminando em um “saco cego” e tipo III, com invaginação do esmalte atingindo a região apical do dente, de modo a formar mais de um forame apical.

No caso a seguir retrata uma situação que a paciente relatava dor difusa na região anterior da maxila. O profissional pediu uma tomografia cone beam para um estudo endodôntico dos dentes 11 ao 23. Ao analisar verificou-se uma alteração na formação dentária no dente 22, denominado dens in dente do tipo II (Imagem 1). Na imagem 2 observa-se a reconstrução 3D da alteração no dente 22.

Imagem 1 – Cortes oblíquos do dente 22

dens in dente

Imagem 2 – Reconstrução 3D no Realistic do programa Evol

3d dens in dente


A modalidade de imagem, principalmente a tomografia cone beam, assume extrema importância, pois é possível identificar o grau de severidade da anomalia para avaliar qual será a intervenção.



Dose de Sabedoria por: Dra Ana Luiza Riul, Dr. Luis Fernando Jardim e Dra. Patrícia Jardim

Siga nossas REDES SOCIAIS