A indústria odontológica vive em constante evolução. Apenas para citar um exemplo, quando surgiram, os alinhadores ortodônticos fixos foram um importante avanço para o tratamento de imperfeições e desalinhamentos na arcada dentária.

            Os alinhadores transparentes, produzidos a partir de materiais como o acetato transparente, funcionam como um aparelho tradicional e têm como objetivo alinhar imperfeições no sorriso com atributos estéticos e funcionais, já que permitem sua retirada durante as refeições, permitindo, assim, uma melhor higienização.

            Seu desenvolvimento é a partir de uma primeira consulta com o especialista que solicita a documentação, que inclui fotos, raio-x panorâmico, escaneamento 100% digital, o que significa que o paciente não precisa mais realizar o processo com massa e molde, convencionalmente utilizado em aparelhos tradicionais.

            A vantagem do escaneamento digital no processo de criação dos alinhadores ortodônticos transparentes são:

– Velocidade nos atendimentos, facilita a comunicação entre dentista e paciente, permitindo explicações mais claras e ilustrativas da realidade de maneira instantânea;

– Elimina o risco de distorção do registro das arcadas do paciente, muito comum no fluxo de moldagem tradicional e na criação dos modelos na fase laboratorial no momento de vazamento do gesso – outra fase com muita distorção;

– Facilitação na comunicação entre o time multidisciplinar também é outra vantagem, uma vez que os arquivos podem ser enviados de forma rápida e fácil, permitindo aos especialistas elaborarem o diagnóstico com mais precisão;

–  A vantagem do paciente ao usar o scanner intraoral é uma consulta mais tranquila, sem o desconforto que a massa de moldagem provoca, o gosto ruim na boca e a sujeira que faz na face do paciente.

            Para mais, os modelos digitais auxiliam na obtenção do diagnóstico, em razão da enorme versatilidade dos softwares que permitem calcular a discrepância entre as arcadas, além de determinar o formato e tamanho destas. Com isso, é possível verificar quantidade de apinhamento, trespasse vertical e horizontal. Por conseguinte, na ortodontia, a maior vantagem consiste na previsibilidade da movimentação dentária relacionada a biomecânica da força aplicada aos elementos dentais.



Dose de Sabedoria por: Dra Ana Luiza Riul, Dr. Luis Fernando Jardim e Dra. Patrícia Jardim

Siga-nos nas REDES SOCIAIS