Hiperdontia – TCFC na localização de supranumerários

    Os exames de imagem são componentes essenciais no plano de tratamento em odontologia, especialmente nos casos que envolvem estruturas em localização intraóssea nas arcadas dentárias, como ocorre frequentemente na hiperdontia. Conceitualmente hiperdontia é o desenvolvimento de um número maior de dentes, e os dentes adicionais são chamados de supranumerários.
     A prevalência desta alteração dentária de desenvolvimento é de maior frequência na dentição permanente e aproximadamente 90% dos casos em maxila, com forte predileção na região anterior e podem apresentar-se em íntima relação com as demais estruturas anatômicas adjacentes.
     As imagens tomográficas a seguir ilustra a presença de supranumerários na maxila, localizados em dois sítios (Imagens 1 e 2).

Imagem 1- Observa-se a presença de supranumerário incompletamente formado na região de palato duro (sigla SPRPL)

Imagem 2 – Observa-se supranumerário à palatina do dente 11 (sigla SPrRG2), denominado de mesiodens, incompletamente formado em proximidade com o canal nasopalatino (sigla CNP).

Imagem 3 – Reconstrução 3 D, no corte axial, que permite a visualização dos dois dentes supranumerários.

 

Assim, nos casos de múltiplos elementos supranumerários, a TCFC se destaca como uma importante ferramenta para a definição de um diagnóstico preciso, na correta escolha da técnica cirúrgica a ser empregada e menor morbidade possível ao paciente.

 


Dose de Sabedoria por: Dra Ana Luiza Riul, Dr. Luis Fernando Jardim e Dra. Patrícia Jardim

Siga-nos nas REDES SOCIAIS